O que é a Celulite?
A celulite é um problema que afecta cerca de 80% das mulheres e é um problema cada vez mais emergente, devido especialmente aos estilos de vida sedentários e stressantes a que muitas mulheres se sujeitam diariamente.
Mas afinal o que é a celulite?
Mas afinal o que é a celulite?
Quando se fala em celulite, o normal é pensarmos em zonas do corpo humano que tem mais tendência para acumular gordura, especialmente nas nádegas, pernas e região abdominal.
No entanto, esta designação não é a politicamente correcta apesar de ser a utilizada por toda a gente, inclusive médicos.
Se tivermos em conta os vocábulos de medicina, os termos terminados em –ite, como otite ou apendicite; sugerem uma inflamação na área em questão. Assim, e tendo em conta que a celulite não tem em si nenhum processo inflamatório, a palavra celulite tem um significado diferente daquela a que se associa todos os dias.
Não obstante este facto, a celulite é na prática é aquele aspecto indesejável de pele casca de laranja, que tanto incomodo causa a uma mulher.
Deste modo, a celulite resulta de um conjunto de alterações anatómicas e funcionais e que se desenvolvem a partir do tecido dermo-hipodérmico.
A celulite ocorre em sítios específicos do corpo, onde já numa fase avançada se pode observar alterações na pele.
A pele:
Para melhor compreender a formação da celulite, temos de levar em consideração as diferentes camadas que formam a nossa pele.
A pele é caracterizada por 3 camadas de tecidos sobrepostos: a epiderme, a derme e a hipoderme.
A primeira é a mais superficial e tem uma função de revestimento e protecção, ao passo que as outras desempenham uma função de suporte e nutrição.
·A epiderme é constituída por 5 tipos de células diferentes, que se deslocam desde o interior até à superfície, sendo depois eliminadas com a esfoliação. Esta camada não possui circulação própria, pelo que os nutrientes são adquiridos através da derme.
·A derme é a camada intermédia, e é constituída por um conjunto fibrocelular. É nesta camada que temos as glândulas sebáceas e sudoríferas.
·A hipoderme é a camada mais profunda da pele e tem uma função de protecção e reserva de energia. É esta camada que está envolvida com o surgimento da celulite.
Na hipoderme ocorrem inúmeros sistemas de reacção que permitem o equilíbrio da pele, mas quando há outras alterações anatómicas, esta deixa de funcionar com a normalidade desejada, influenciando depois as outras camadas subjacentes.
·Fases
A celulite tem diferentes estágios, desde as alterações de substâncias nas veias e vasos linfáticos, até à formulação dos pequenos nódulos que irão alterar a configuração da pele e dar o aspecto casca de laranja.
Assim, a celulite passa por quatro diferentes fases ou estados evolutivos: a fase de inundação serosa, a fase de polimerização, a fase reticular e a reacção fibroblástica.
Todas elas se conseguem detectar através da pele, e quanto mais cedo se começar a tratar mais hipóteses tem de não passar à fase seguinte.
·Localização
A celulite tende a concentrar-se em zonas específicas do corpo da mulher, zonas essas que devido à sua visibilidade causam transtorno e especial preocupação para o universo feminino.
A zona das ancas, nádegas e coxas são os sítios onde a celulite mais se acumula e onde ocorre com mais frequência.
Os joelhos, principalmente a barriga das pernas e os tornozelos também podem ser zonas afectadas.
Outra das partes que muito incomodo nas mulheres é a celulite na barriga, formando “pregas”, normalmente chamados de pneus.
A celulite também pode ocorrer nos braços, apesar de neste sítio não ser tão usual, pode surgir celulite na parte interna do braço.
·Teste do Beliscão
Para determinar se tem celulite, e em que fase está basta fazer o Teste de Beliscão.
Este é um método simples e directo, que consiste em apertar com o dedo indicador e o polegar a parte do corpo que suspeita ter celulite. Este teste pode ser feito em qualquer parte do corpo, e o objectivo é verificar se aparecem de seguida qualquer tipo de “furinho” na zona beliscada.
A escala de Nurnberger-Muller estabelece em que fase está a celulite, tendo em conta os diferentes estádios existentes.
·Estágio 0 – Após beliscar a pele mantém-se igual, sem qualquer tipo de alteração deitada ou de pé.
·Estágio 1 – Se estiver normalmente, não apresenta qualquer modificação da pele, mas após beliscar aparecem pequenos furos.
·Estágio 2 – Só apresenta irregularidades na pele se estiver de pé, deitada a sua pele parece perfeitamente normal.
·Estágio 3 – Tem alterações na pele, de pé, deitada e independentemente de beliscar ou não.
É um dado adquirido que nós somos aquilo que comemos.
Assim, também o problema da celulite é influenciado por o que e em que quantidades comemos determinado tipo de alimentos.
A água tem lugar de destaque no combate da celulite. Purifica e hidrata o organismo, e elimina as toxinas acumuladas. Uma boa média é beber entre 6 a 8 copos de água ao longo do dia, não contando com a bebida da refeição.
O consumo do sal e a sua utilização para temperos, em excesso, tem efeitos nefastos para a saúde. Não só nos problemas cardiovasculares e de tensão arterial, como também para a celulite.
O sal contribui para a retenção de líquidos, e consequentemente, para o aparecimento da celulite. Deve diminuir o sol nos alimentos, bem como, evitar o consumo de anchovas, picles, bacon e coisas já por si salgadas.
Um dos princípios alimentos chave para tratar a celulite é o iodo, a matéria-prima que ajuda a tiróide no correcto funcionamento do organismo.
Existem alguns alimentos ricos em iodo que deve incluir com frequência na dieta: agrião, alface, alho, alcachofras, batata, banana, arroz integral, cenoura, cebola, ervilha, espinafres, morango, pêra, tomate, uva, nabo e gemas de ovo.
Se gosta de chá, pode complementar uma alimentação saudável com chás que ajudam no processo e na eliminação de gorduras.
A celulite, uma palavra que só de ler pode provocar um sentimento de desconforto.
,Muitas são as mulheres que sofrem deste problema e em vários sítios do corpo.
A celulite, mais comummente conhecida, por "pele casca de laranja", devido ao efeito que provoca, com pequenos buracos na pele imitando uma casca de laranja, é uma preocupação no mundo feminino.
·Várias são as causas que podem levar ao aparecimento da celulite.
·A reacção ao se constatar que se tem celulite é geralmente uma: pânico.
·Mas muitos são os factores a ter em conta quando se trata de tentar perder celulite e eliminar este inimigo da mulher.
Acabar com a celulite, de modo definitivo, é um processo complicado e dispendioso. Existem alguns tratamentos a laser ou em clínicas de beleza que a podem apaziguar, no entanto quando se começa a ter celulite não há maneira de regredir o processo.
Assim, o que se tem a fazer é ter em conta uma série de aspectos que podem ajudar, a progressivamente, minimizar o efeito da celulite, e a impedir que esta fique num estado ainda pior.
Sendo a celulite um problema cada vez mais comum, num número crescente de mulheres, é preciso complementar diversas coisas para se atingir mais facilmente o objectivo: acabar com o efeito casca-de-laranja nas pernas e barriga.
·Beber água é indispensável. A água é um bem essencial à vida, e é extraordinariamente importante para tratar a celulite. Deve-se beber 2 litros de água por dia, ajuda o funcionamento do organismo, bem como, estimula a circulação e a drenagem.
·Os estilos de vida também têm que ser levados em consideração. Podem haver certos pormenores que acabam por piorar o estado da pele. Deve deixar de beber, ou então beber em menor número, cafés. A cafeína piora o estado da pele, bem como o álcool.
·A alimentação também influencia o corpo, e consequentemente o estado da nossa pele. Evite fritos, doces e gorduras.
·Pratique exercício. Sempre que puder vá ao ginásio, ou opte pelas escadas em vez do elevador. Um estilo de vida mais saudável é meio caminho andando para acabar com a celulite.
·Faça, diariamente, uma massagem anti-celulite. Já existem no mercado vários cremes para o efeito, utilize uma luva ou aparelho próprio para tratar a celulite e faça uma massagem todos os dias. Opte por movimentos ascendentes ou circulares, faça em todo o corpo para activar a circulação, dando especial atenção à zona que tem mais celulite.
Uma forma de minimizar o efeito da celulite, de forma simples, caseira e pouco dispendiosa é fazer, diariamente, uma massagem corporal anti-celulite.
Massajar de modo cuidadoso, com um creme hidratante ou um óleo vegetal estimula a circulação e ajuda no combate à celulite.
Não é necessário muita técnica para fazer uma boa massagem corporal e cuidar bem de si.
·Pelo menos uma vez por semana fala uma esfoliação corporal no banho. Comece por aplicar o gel de banho e depois, através de uma luva própria para o efeito ou de uma escova, ponha o gel esfoliante, faça movimentos circulares e dedique alguns minutos a esta tarefa.
Massaje com especial incidência as zonas da celulite e passe com bastante água tépida.
·Adquira um bom creme anti-celulite, compre no supermercado, numa loja de cosmética ou farmácia. Hoje em dia já existem no mercado variadas marcas e com diversos produtos para este problema feminino.
Há ingredientes que deve verificar que fazem parte da composição do creme, como é o caso do gingko biloba, da castanha-da-índia, a cafeína e nanosferas.
·Todas as noites, antes de deitar ganhe o hábito de aplicar o creme, com movimentos circulares e ascendentes, nas zonas onde a celulite se manifesta. Guarde 10 minutos para este processo, massaje lentamente até a pele absorver a totalidade do creme.
Lembre-se que apesar de ajudar significativamente, a alimentação e a pratica regular de exercício são fundamentais para eliminar a celulite.
Truques para evitar a celulite
Se pratica uma alimentação saudável e faz algum tipo de exercício, não será nada complicado seguir estas recomendações.
No entanto, para quem tem hábitos alimentares opostos àqueles que recomendamos, evitar a celulite não será assim tão simples.
·A sua dieta alimentar deverá ser rica em fibras, fruta e verduras. Sempre que puder escolher, opte por alimentos integrais. As vantagens são óbvias: são ricos em fibras, ajudam a regular o intestino e diminuem a absorção de gorduras. As carnes brancas e o peixe devem substituir as carnes gordas.
·Deverá reduzir ou evitar totalmente o consumo de gorduras: molhos, queijos gordos, bolachas com recheio, biscoitos de manteiga, gelados e chantilly. Esqueça os doces.
·Deve evitar os refrigerantes (mesmo os light) e as bebidas alcoólicas. Pode “abusar” no consumo de água (1,5 a 2litros/dia) e de sumos naturais.
Na cozinha:
·Reduza a quantidade de gordura que utiliza para cozinhar.
·Para temperar os alimentos, evite o sal e aproveite a variedade de ervas aromáticas existente para dar um sabor diferente aos cozinhados.
No dia-a-dia:
·Não use roupa apertada, nem muito justa, especialmente na cintura.
·Não use meias ou botas apertadas, nem saltos muito altos
·Quando a distância o permitir, esqueça os transportes e vá a pé.
·Evite o elevador.
·Se puder, pratique natação ou ande de bicicleta.
·Aproveite os fins-de-semana para passear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário